Seja bem vindo!!

Sua presença é muito importante!
Espero que goste do meu blog e que venha mais vezes visitar-me.
Se possível deixe um comentário.
bjs.
Felicidades!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

FLORESTANIA

Florestania

A palavra Florestania nasceu no Acre. Um de seus criadores, o jornalista e escritor Toinho Alves, explica que ela emergiu quase como uma brincadeira nos anos noventa do século XX. Após passarem 15 anos andando pela floresta conversando com índios, seringueiros e ribeirinhos num trabalho desenvolvido por uma organização não governamental, ele e outros jovens militantes foram chamados a fazer parte do projeto administrativo do PT que iniciou com a eleição de Jorge Viana para prefeito de Rio Branco, capital do Acre, em 1992.A mesma equipe que ganhou mais experiência na Prefeitura chegou ao Governo do Estado em 1998 e estava metida nas discussões para escolha de um planejamento estratégico. Aí um membro do grupo, Jorge Nazaré falou:
-Cidadania? Isso é coisa de gente da cidade. Aqui na Amazônia o que nós precisamos é de florestania.
Desde então a palavrinha sonora que parece carregar cor e cheiro da Amazônia começou a entrar nos documentos oficiais do Governo da Floresta. Melhor, ganhou a mídia e as discussões sobre o que fazer para construir uma sociedade verdadeiramente sustentável. No artigo “Florestania” publicada neste site, Toinho Alves aprofunda seu significado que não pode ser confundido com uma versão ambientalista de “cidadania”. Ele diz no texto:- O ponto inicial da florestania é o respeito reverente pelos ecossistemas. O equilíbrio dinâmico dos ambientes, os ciclos da natureza como acontecem em cada lugar, as relações entre os seres e elementos que levaram milhões de anos para chegar à forma que hoje têm. Essas são coisas que constituem um “terreno sagrado” em que devemos tirar as sandálias para entrar.
É nesse “terreno sagrado” que a Biblioteca da Floresta quer entrar com os “Diálogos da Florestania”, com o objetivo de “construir e divulgar conhecimentos gerados pela experimentação científica e pelo conhecimento tradicional dos povos”.
este texto foi retirado do sitio: http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25&Itemid=67

Nenhum comentário:

Postar um comentário